sábado, 26 de novembro de 2011
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
A joaninha dourada
Uma joaninha dourada,
bem quietinha,
ali parada,
na parede da escada.
Engraçadinha,
mas sem nenhuma pintinha,
exceto na sua cabecinha preta,
algumas bolinhas branquinhas.
Em suas costinhas,
duas listras pretinhas.
Tentei fotografá-la,
mas a bateria acabou.
Para minha sorte ela,
ainda estava lá,
e não voou.
Mais uma meiga menina,
entre as tantas existentes.
A natureza sempre tão generosa,
oferece-nos seus delicados presentes.
Kunti/Elza Ghetti Zerbatto
Joaninha
De acordo com o folclore europeu e a simbologia cristã, durante a Idade Média, insetos estavam destruindo as plantações. Então, os fazendeiros católicos rezaram para Virgem Maria pedindo ajuda. Logo as joaninhas vieram e devoraram as pragas que destruíam as plantas e salvaram as plantações. Os fazendeiros as chamaram de “the beetles of Our Lady” ou “os besouros de
Nossa Senhora” e, eventualmente, elas ficaram conhecidas como “lady beetles” e, depois, “ladybugs”, como são chamadas atualmente em inglês. As asas vermelhas da joaninha representam a capa da Virgem Maria, e os pontos pretos suas alegrias e sofrimento. Porém, mesmo que possam ter significado religioso, tatuagens de joaninhas normalmente não estão ligadas à religião, e sim no meio de jardins ou outros insetos benignos e coloridos ou, ainda, isoladas.
Na cultura chinesa, as joaninhas representam sorte. A lenda diz que se uma joaninha pousar em uma pessoa, o amor verdadeiro irá aparecer em seu caminho. O número de pintas desta joaninha indica quantos meses irá levar para que esta pessoa encontre este amor.
A joaninha é símbolo de amizade por equilibrar os jardins e, assim, trabalhar em harmonia com a natureza.
Assinar:
Postagens (Atom)