sábado, 26 de novembro de 2011
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
A joaninha dourada
Uma joaninha dourada,
bem quietinha,
ali parada,
na parede da escada.
Engraçadinha,
mas sem nenhuma pintinha,
exceto na sua cabecinha preta,
algumas bolinhas branquinhas.
Em suas costinhas,
duas listras pretinhas.
Tentei fotografá-la,
mas a bateria acabou.
Para minha sorte ela,
ainda estava lá,
e não voou.
Mais uma meiga menina,
entre as tantas existentes.
A natureza sempre tão generosa,
oferece-nos seus delicados presentes.
Kunti/Elza Ghetti Zerbatto
Joaninha
De acordo com o folclore europeu e a simbologia cristã, durante a Idade Média, insetos estavam destruindo as plantações. Então, os fazendeiros católicos rezaram para Virgem Maria pedindo ajuda. Logo as joaninhas vieram e devoraram as pragas que destruíam as plantas e salvaram as plantações. Os fazendeiros as chamaram de “the beetles of Our Lady” ou “os besouros de
Nossa Senhora” e, eventualmente, elas ficaram conhecidas como “lady beetles” e, depois, “ladybugs”, como são chamadas atualmente em inglês. As asas vermelhas da joaninha representam a capa da Virgem Maria, e os pontos pretos suas alegrias e sofrimento. Porém, mesmo que possam ter significado religioso, tatuagens de joaninhas normalmente não estão ligadas à religião, e sim no meio de jardins ou outros insetos benignos e coloridos ou, ainda, isoladas.
Na cultura chinesa, as joaninhas representam sorte. A lenda diz que se uma joaninha pousar em uma pessoa, o amor verdadeiro irá aparecer em seu caminho. O número de pintas desta joaninha indica quantos meses irá levar para que esta pessoa encontre este amor.
A joaninha é símbolo de amizade por equilibrar os jardins e, assim, trabalhar em harmonia com a natureza.
domingo, 23 de outubro de 2011
Beetle of our lady
Em inglês, a joaninha é chamada de beetle of our lady, besouro de Nossa Senhora. Esse nome teve origem na Idade Média, quando os agricultores pediram à Virgem Maria para salvar suas lavouras. Então, apareceram as joaninhas, que destruíram as pragas, atendendo ao pedido dos fiéis. Dizem que achar uma joaninha com mais de sete manchas é sinal de prejuízo. Com menos de sete, hora de boa colheita.
.
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Joaninhas
Existem cerca de 5 mil espécies de joaninhas no mundo.
As joaninhas vermelhas com pintas pretas (Coccinella septempunctata) são as mais comuns, mas existem também douradas, amarelas, laranjas, verdes e pretas
A larva de uma joaninha tem 1 milímetro e é horrível: parece um jacaré coberto por calombos e espinhos
Uma joaninha bate suas asas 85 vezes por segundo durante o vôo.
A joaninha fêmea é geralmente maior do que a joaninha macho
As cores da joaninha servem para avisar seus predadores que elas não são saborosas. Para enganá-los, elas também se fingem de mortas.
Quando se sentem ameaçadas, as joaninhas soltam uma substância amarela que funciona como repelente para outros animais
A joaninha é muito comilona. Um adulto come entre 40 e 75 pulgões por dia. Por isso elas são excelentes para proteger plantações.
Quatro joaninhas e muitos pulgões foram enviados para o espaço em 1999. Os cientistas queriam descobrir se os pulgões conseguiam escapar das joaninhas sem conseguir pular. Não conseguiram, as joaninhas comeram todos os pulgões.
Assinar:
Postagens (Atom)