quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Uma história com pés e asinhas...




Era uma vez uma borboleta e uma joaninha.

Tanto uma como a outra apreciavam a calma dos jardins, o aroma das flores, a paz e tranquilidade do verde.

Gostavam das cores da praia... mas só a borboleta se aventurava sozinha por esses caminhos. A joaninha precisava de companhia e não gostava de aventuras.

A borboleta gostava de ver o mundo do ar, de viajar, de experimentar o néctar de muitas flores.

A joaninha gostava de passear com os pés assentes no chão, nas folhas, nas flores... só voava se a obrigassem, ou se alguém precisasse dela: outros bichinhos, por exemplo. E só dava passeios pequeninos, que não a levassem para muito longe da sua casinha. Percebe-se assim que nem a canção “voa joaninha voa que o teu pai foi a Lisboa” lhe desse grande ânimo para voar até à cidade grande.

A borboleta procurava sempre ir mais longe... tão longe quanto as suas asas o permitissem. Porque sendo borboleta era também frágil. O seu coração é que era forte e ansiava por conhecer o mundo. Mesmo sem companhia. Porque às vezes a companhia era um peso nas viagens...

A joaninha tinha asas. Pois tinha. Mas estavam bem escondidas para ter desculpa para não voar. Voava então dentro dentro de si e inventava coisas que mais ninguém via nem sabia.

Viajava sem sair do mesmo lugar. Era só fechar os olhos.

Às vezes podia ver-se escondida, muito sossegada, como se não fosse nada com ela. Mas as canções e os poemas que lhe vinham à mente nessas viagens oferecia-os a uns pássaros amigos. E o jardim enchia-se de música, cantada por outras vozes.

Um dia, por coincidência, a borboleta pousou numa flor onde estava a joaninha. Gostou logo dela sem saber muito bem porquê e contou-lhe as mil aventuras de que era feita a sua vida. Como se se conhecessem desde sempre.

A joaninha olhava para ela com admiração. Porque era bonita, porque era forte, porque era corajosa.

Não que quisesse ser como ela, porque adorava ser joaninha, mas sentia que a borboleta a completava, de alguma forma que não conseguia explicar com palavras. Só com um poema, uma história ou coisa assim. Parecia-lhe uma amiga de longa data, sem perceber donde lhe vinha aquela sensação.

A borboleta, habituada ao mundo e a tantas coisas que ninguém imagina, percebeu nos olhos sossegados da joaninha o carinho que nascia, mas viu logo que não tinha ali uma companheira para as viagens. Era mais uma companhia para repousar o espírito entre aventuras. Foi por isso que não lhe disse: vem daí voar comigo.

A joaninha viu nos olhos da borboleta que ela a compreendia e aceitava assim mesmo: pequenina, solitária, de asas escondidas e um céu por dentro. E a admiração ainda cresceu mais.

A Amizade tem destas coisas. Não se encontravam muito, a borboleta e a joaninha, mas estavam frequentemente nos pensamentos uma da outra.

Às vezes, mesmo sem combinar nada, cruzavam-se numa folha ou numa flor e trocavam uma com a outra segredos, desejos, coisas simples ou complicadas, conforme a estação do ano, os sentimentos ou as viagens de cada uma. Encontros que pareciam por acaso, mas que acrescentavam sempre uma cor nova à amizade e à vida de ambas.

Portanto talvez não fossem por acaso.

Foi assim que numa manhã fresca de Primavera, com um orvalho miudinho a enfeitar um amor-perfeito como colar de diamantes, se encontraram por um breve instante quando matavam a sede. Olhando nos olhos a amiga, como quem olha para um espelho de água, a borboleta disse: sabes joaninha, gosto muito de ti...

Por momentos o orvalho confundiu-se com o brilho dos olhos, primeiro da borboleta, depois da joaninha. Deram-se duas mãos das muitas que tinham, o sol espreguiçou-se e disse olá e a borboleta voou para outras paragens, como sempre em busca de respostas a tantas perguntas, na esperança de encontrar alguma perdida no meio de alguma flor... (não contei aqui um pormenor importante: a borboleta também confessou que gostava muito do rouxinol que vivia no jardim e de outra borboleta com quem viajava muito... todos três eram especiais amigos. Mas isto é outra história que não se pode contar em poucas palavras no meio de outra história! )

A joaninha voltou para a sua casinha (partilhava com a borboleta as perguntas, mas procurava as respostas de outras maneiras...) e sentou-se com o coração invadido por uma ternura e uma alegria de muitas cores que faziam o vermelho das suas roupas parecer desbotado. Era assim como se fosse um arco-íris que lhe saía do peito e lhe dava vontade de chorar e de rir, tudo ao mesmo tempo.

Na outra ponta do arco-íris não se escondia um pote de ouro. Estava, como se pode adivinhar, o coração do seu joaninho, a família, o coração da borboleta, o do rouxinol , os de mais uns poucos mas bons amigos.

Nesse dia especial, era o coração da borboleta que sentia bater no seu, através de uma ponte colorida e invisível. Pode parecer estranho, mas juro que é verdade.

Foi então que na cabeça da joaninha começou a desenhar-se um poema grande que não era bem um poema, mas mais uma espécie de história. Era uma prenda especial para a borboleta. Era a sua maneira de lhe dizer: gosto tanto de ti como tu gostas de mim.

Escreveu-o devagarinho numa folha verdinha e tenra do amor-perfeito onde tudo acontecera e guardou-a junto às asas. Subiu para um cimo da mais alta flor do jardim e deixou-se ali ficar à espera do dia seguinte. À espera da borboleta. Vencendo o medo da noite. No pensamento saboreava o nome da flor "amor-perfeito" como mais um daqueles acasos sem explicação.

Ia oferecer-lhe a folhinha verde como companhia para todas as viagens. Uma parte de si, criada especialmente para a amiga.

Porque ela era muito especial e precisava de o saber.

Conta-se (quem sabe o que é verdade?) que ao entregar a folhinha à borboleta, a fada do jardim as encantou e, a partir daquele momento, passaram a ser capazes de sentir, olhar e viver as coisas como se fossem uma só, ainda que nada nos hábitos repetidos das suas vidas se tivesse modificado.

Mas verdade verdadinha é que elas já conseguiam fazer isso muito antes desse momento, logo quando se conheceram... (essa coisa de acrescentar uma fada à história, é de quem não percebe que a Amizade tem magia e encanto suficientes para explicar todas as coisas inexplicáveis).

Uma coisa é certa: a joaninha continuou a ser uma joaninha e a borboleta uma borboleta. Porque o encanto dos jardins nasce das diferenças entre todas as coisas que podemos encontrar neles.

Mas de tempos a tempos lá podemos vê-las em amenas conversas, esquecidas do tempo e do mundo... como se os passos de uma se misturassem nos voos da outra e tudo à volta desaparecesse.

A borboleta ainda guarda a folhinha verde num bolso especial do peito.

Pode parecer mentira, mas a verdade é que a folha nunca murchou.

Teresa Martinho Marques